O acidente com o AN-148



Depois de um ano maravilhoso para a aviação mundial, com relação à segurança de voo, começamos 2018 com esta triste notícia do acidente do Antonov 148, que deixou 71 mortos.


A cena:

Acúmulo de gelo em superfícies de voo (asas, profundor, etc.), já foram a causa de muitos acidentes, por isso a preocupação com o degelo, nos aeroportos operando em condições de neve severa. Parece, que era o caso desta aeronave, no momento da partida. Não estou afirmando (óbvio), mas tenho a impressão, de que as investigações seguirão nessa linha, bem como deverão investigar atentamente o fator humano, pois o homem nem sempre responde bem às situações bastante adversas. Um exemplo? Esquecer de solicitar o serviço de remoção de gelo, ou simplesmente não se certificar da necessidade, tanto por pressa de decolar, quanto por eventualmente até subestimar a gravidade das condições meteorológicas. Não podemos nos esquecer, de que esta tripulação estava acostumada a operar em condições de neve, este era o dia a dia deles, o que em tese deveria aumentar a segurança, mas é aí que geralmente costuma morar o perigo, na rotina, na operação automática do nosso cérebro. Então, o que poderia ser uma vantagem, passa a ser um potencial fator de risco.


Vamos ver se falam a respeito das condições da máquina, se quem sabe apareça alguma coisa relevante. Agora é esperar pelo relatório.


Muito triste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário