Design na Aviação Brasileira


Nesta quinta-feira, 01 de junho, estive no Museu da Casa Brasileira, para participar da abertura da mostra "Design na Aviação Brasileira", que conta com a parceira da Embraer e parceria institucional da Força Aérea Brasileira e patrocínio da Goodyear, Saab, United Technologies e Boeing.
A exposição mostra o universo de criação do design nacional para artefatos concebidos para voar. Como instituição dedicada às questões do design – com o qual busca contribuir anualmente por meio da realização do Prêmio Design MCB – traz, por meio da mostra design na aviação brasileira, o caso de sucesso da Embraer S.A., que apostou, desde sua fundação em 1969, no potencial inovador da engenharia e da criatividade nacional. A exposição permanecerá em cartaz até o dia 20 de agosto.


O curador da exposição, arquiteto e artista Guto Lacaz, é estudioso do pioneirismo de Santos Dumont e entusiasta da história da aviação e do sonho do homem em voar.“Buscamos reforçar a tradição aeronáutica do Brasil”, diz Guto Lacaz, “desde o ‘Padre Voador’ Bartolomeu Gusmão, inventor brasileiro do balão de ar quente em 1709, passando por Santos Dumont e os experimentos que antecederam a Embraer. Trata-se de uma exposição de alto valor estético e tecnológico”.


Logo no portão de entrada do museu, já fiquei maravilhado com o modelo do planador Urupema, em escala 1:2. Projetado em 1963, este planador feito de madeira e resina epóxi foi criado para competições mundiais de voo a vela.


Na sala de entrada do museu, uma linha do tempo apresenta a história da aviação brasileira com modelos tridimensionais de aeronaves em escala 1:50, desde1709 até 2017, mostrando os aviões produzidos por iniciativas autônomas e de empresas brasileiras, além de todas as aeronaves criadas pela Embraer

                         
                                

A primeira sala é dedicada aos processos de criação e projeto das aeronaves, desde os desenhos iniciais dos aviões, feitos a mão em papel vegetal, até os sistemas computadorizados de projeto, incluindo vídeos de ensaios, modelos e documentação fotográfica. Para mostrar como se dá a sustentação em voo pela aerodinâmica e o resultado da ação do vento relativo num aerofólio, Guto Lacaz preparou um modelo de túnel de vento com um ventilador, que pode ser acionado pelo público, fazendo flutuar uma seção de asa.




Na sala central estão expostas peças em tamanho real, além de componentes de aviões e modelos em escala. Nas paredes, painéis fotográficos mostrando imagens de linhas de montagem. Um motor do Bandeirante (EMB 110) e um trem de pouso do ERJ 145, bem como uma seção em corte da fuselagem de uma aeronave comercial regional, com ensaio de configuração de interior da cabine.
















No jardim estão expostos dois modelos em tamanho real. Um é do A-29 Super Tucano (EMB 314), turboélice de ataque leve e treinamento avançado e a máquina de voar, o "Ornitóptero" de Leonardo da Vinci, construído especialmente para esta exposição, que pode ser testada pelo público, acionando as asas a partir dos pedais.



A cereja do bolo, fica para o final, com uma experiência em realidade virtual, através da projeção e um simulador que permite explorar o espaço interno do KC-390, novo avião militar multi missão da Embraer.


É uma experiência maravilhosa, realmente para encerrar a visitação com chave de ouro e claro, que eu fiz meu passeio virtual.




A exposição ficará em cartaz, até o dia 20 de agosto. Se estiverem em São Paulo, não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário